O tratamento de água e esgoto é um processo importantíssimo para a saúde da população, bem como para a preservação do meio ambiente. No entanto, a construção de um sistema eficaz exige a utilização de materiais de qualidade, como os tubos de concreto.
Quer entender como funciona o tratamento de água e esgoto no Brasil e como construir um sistema efetivo? Continue a leitura!
Uma recente reportagem publicada pela Revista Super Interessante explicou em detalhes processo de tratamento de água e esgoto no Brasil. Segundo as informações disponíveis, para diminuir as impurezas presentes no esgoto, o trabalho envolve ao menos cinco etapas até que a água possa ser devolvida ao ambiente.
A ideia é começar barrando a sujeira visível a olho nu – desde pequenos dejetos como fios de cabelo, até grandes objetos descartados, como móveis -, depois eliminar grãos de terra, partículas em suspensão e, por fim, atacar as impurezas solúveis na água.
A tarefa é demorada e cara, mas vale a pena se for encarada como um investimento a longo prazo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que, a cada dólar aplicado em saneamento e tratamento de esgoto, economizam-se 5 dólares em atendimento médico. No Brasil, onde só 16% dos esgotos urbanos são tratados, quatro em cada cinco doenças são causadas por água ou esgoto sem tratamento adequado.
A água tratada é, sem dúvidas, bem mais limpa. No entanto, ela ainda apresenta alguns organismos causadores de doenças. Por isso, a purificação só estará concluída após a água ser filtrada e clorada em uma estação de utilidades. Depois disso, a água serve para irrigação e uso industrial, mas ainda não é potável. Nesse ponto, sua qualidade equivale àquela das represas usadas para o abastecimento das cidades.
Como vimos, as águas residuais passam por vários processos de tratamento com o objetivo de separar ou diminuir a quantidade da matéria poluente. Mas, para que isso ocorra com total efetividade, a construção de um sistema eficaz com materiais de qualidade é indispensável.
Os tubos de concreto, por exemplo, são itens indispensáveis para a construção de um sistema de tratamento de água esgoto.
Os tubos de concreto do tipo ponta e bolsa são amplamente utilizados em projetos de saneamento e construção de esgotos sanitários em geral, servindo também para a drenagem de águas pluviais, canalizações, coleta e tratamento de esgoto. Esse material é responsável por garantir uma obra segura e durável, proporcionando maior economia devido ao seu alto grau de resistência ao longo dos anos.
A Construsinos é responsável pela fabricação de tubos para esgoto sanitário e pluviais com Junta Elástica ou Junta Rígida, Galerias em Concreto Armado e Peças Pré-Moldadas para poços de visita. Todos os seus produtos possuem um padrão de qualidade superior, utilizando equipamentos modernos e de alta tecnologia para atender as normas brasileiras NBR 8890/2007, NBR 15396/2006, NBR 16085/2012 e NBR 15645/2008.
Então, esclareceu as suas dúvidas sobre a criação de um sistema eficaz de tratamento de água e esgoto? Se você gostou do artigo, comente!