Você sabe o que é resistência mecânica e qual a importância de seu entendimento para escolha dos tubos de concreto assertivos para a sua obra?
O artigo de hoje explica em detalhes o que é a resistência mecânica e como ela impacta o funcionamento dos tubos de concreto.
Continue a leitura e confira as principais informações sobre o tema!
Os tubos de concreto são utilizados para o transporte de diversos tipos de líquidos e executam diferentes funções, como a captação e condução de águas pluviais, esgoto sanitário, canalização de córregos e diversos outros processos necessários na construção civil.
Devido à relevância do material no transporte de efluentes, ter cuidado com a resistência mecânica dos tubos de concreto é muito importante. Podemos entender a resistência mecânica como a tensão que se opõe à deformação mecânica dos materiais.
Quando um tubo de concreto não possui uma resistência mecânica eficaz, todo o seu desempenho pode ser prejudicado. De acordo com a Associação Brasileira de Tubos de Concreto (ABTC), a classe de resistência mecânica dos tubos de concreto é dada pela ABNT NBR 8890/2007, que apresenta as seguintes possibilidades:
A letra “P” indica que o tubo é pluvial e a letra “A” indica que o tubo é armado. Os números 1 e 2 indicam a classe de resistência mecânica do tubo, de acordo com as especificações da ABNT NBR 8890/2007. As numerações maiores sempre indicam classes de resistência mecânicas maiores. Dessa forma, um tubo PS-2 é mais resistente que um tubo PS-1.
Os números 1, 2 3 e 4 indicam apenas a classe de resistência mecânica dos tubos e não significa que tenham 1, 2, 3 ou 4 armações. Vale ressaltar que quanto maior for a indicação da classe, maior é a sua resistência mecânica.
A resistência mecânica de um tubo só pode ser quantificada quando ocorre a realização do ensaio de compressão diametral, também conhecido como “Ensaio dos três cutelos”, definido pela ABNT NBR 8890/2007. Pelo fato deste ensaio ser destrutivo, ele deve ser acompanhado por um técnico qualificado.
Os tubos de concreto produzidos pela Construsinos seguem um rigoroso padrão de qualidade, já que a empresa possui laboratório próprio, com profissionais especializados em ensaios de tubos de concreto, assim como a análise da matéria-prima.
A empresa utiliza equipamentos modernos e de alta tecnologia para atender às normas brasileiras NBR 8890/2007 (que fala sobre a resistência mecânica dos tubos), NBR 15396/2006, NBR 16085/2012 e NBR 15645/2008.
Este artigo foi útil para você? Aproveite para compartilhar com seus colegas nas redes sociais!