Sendo o saneamento básico universal um desafio para o Brasil, onde 92% dos lares têm celular, mas apenas 36% tem esgoto, outras alternativas acabam sendo aplicadas. A fossa séptica de concreto, por exemplo, é uma opção tanto para regiões de risco como para áreas em que os governos municipais têm dificuldade de implementar redes de esgoto.
Mas o que é fossa séptica de concreto? Como ela contribui com a saúde das pessoas e com o meio ambiente?
Essas são algumas perguntas que vamos responder hoje. Confira!
Trata-se de um recipiente enterrado na terra para onde os dejetos produzidos nas residências são transportados. Lá dentro, os dejetos passam pelo tratamento necessário e são divididos entre conteúdo sólido e líquido, de modo que a água possa ser reabsorvida pelo solo.
Como já citamos, a fossa séptica de concreto proporciona saneamento para residências que não possuem esgoto encanado. Entretanto, o tratamento realizado nelas não é completo e não substitui um sistema de saneamento básico completo.
O esgoto é deslocado até o recipiente. Ao ficar estática na fossa, a parte sólida do esgoto se desloca para o fundo, separando-se da liquida. A partir daí, as próprias bactérias irão decompor os resíduos sólidos. O líquido é purificado e absorvido pelo solo.
Para evitar acúmulo, deve-se retirar a parte sólida de tempo em tempo com uma máquina limpa fossa, alojando-a em um aterro ou enterrando-a.
Ela deve ser instalada ao lado do banheiro e evitar curvas no encanamento que leva os dejetos até ela.
Além disso, ela deve ser implementada a cerca de 30 metros da residência, evitando a incidência de mau cheiro nas proximidades da casa.
A limpeza deve ser realizada sazonalmente. Caso contrário, o resíduo sólido irá se acumular e poderá ameaçar a saúde dos residentes.
Referência em peças de concreto, a Construsinos fabrica suas peças mediante os mais rígidos testes, normas e processos.
Dessa forma, podemos atender suas demandas com qualidade e segurança. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nosso trabalho!