Você sabe o que é saneamento básico e qual a sua importância? O serviço é considerado essencial, sendo importante para a saúde da sociedade em geral, assim como para o meio ambiente.
Sem o saneamento básico diversas doenças podem surgir, afetando principalmente o público infantil.
Para saber o que é saneamento básico e qual a sua importância, siga a leitura!
O saneamento básico consiste na atividade relacionada ao abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando à saúde das comunidades.
Ou seja, o saneamento básico pode ser resumido a um conjunto de procedimentos adotados em determinado projeto/região/cidade, visando proporcionar maior higiene e um ambiente mais saudável para os habitantes do local.
O saneamento básico sempre foi muito importante, no entanto, sua relevância nem sempre foi compreendida pelas civilizações.
Durante toda a Idade Média o saneamento foi ignorado e, naquele período, a responsabilidade de gerenciar efluentes era dos cidadãos. A grande maioria dos indivíduos escavavam poços dentro de suas casas, as quais eram próximas de fossas e outros tipos de resíduos, ocasionando contaminação.
Essa prática, adotada por muitos anos, ocasionou a proliferação de doenças como cólera, lepra, tifo e também a peste negra, doença que foi responsável por dizimar cerca de ⅓ da população Europeia.
Levando em consideração as questões assinaladas, podemos perceber como a falta de saneamento básico possui impacto na qualidade de vida da população. É por isso que a Lei do Saneamento Básico (Lei Nº 11.445, De 5 De Janeiro De 2007) tem como objetivo estabelecer as diretrizes nacionais para o saneamento básico e para a política federal de saneamento básico.
Para que um projeto de saneamento básico ocorra de maneira eficiente, é essencial contar com os materiais corretos.
Os tubos de concreto são muito importantes para o gerenciamento correto de efluentes. Eles são peças de destaque em qualquer projeto de saneamento básico, já que os mesmos garantem uma obra segura e durável, proporcionando maior economia devido ao seu alto grau de resistência ao longo dos anos.
No entanto, os tubos só irão desempenhar o seu papel com a devida eficiência caso o seu processo de fabricação contemple alta tecnologia e cumpra com as Normas Técnicas exigidas pelas instituições brasileiras especializadas.
A Construsinos é responsável pela fabricação de tubos de concreto para projetos de saneamento básico com um padrão de qualidade superior, utilizando equipamentos modernos e de alta tecnologia para atender as normas brasileiras NBR 8890/2007, NBR 15396/2006, NBR 16085/2012 e NBR 15645/2008.
Gostou da leitura? Comente!