Muitas são as confusões que marcam os conceitos por trás dos tipos de concreto. A verdade é que estruturas de concreto em geral podem ser muito diferentes entre si, cada uma com sua devida aplicação.
Logo, é de suma importância estar ciente de quais tipos de concreto você precisa para cada aplicação em sua obra.
Hoje, vamos esclarecer sobre onde aplicar concreto armado e outros, de acordo com a resistência necessária para a função.
Essa é uma das confusões mais comuns entre leigos. A diferença entre cimento e concreto é elementar.
A verdade é que o cimento é parte da fórmula do concreto, sendo complementado com mistura de areia, cascalho e água.
Mas, existem outras diferenciações entre tipos de concreto que variam de acordo com a sua aplicação. Confira a seguir.
Um tipo comum de concreto para obras é o concreto convencional. Ele pode ser aplicado em fundações no solo ou moldado para lajes, pisos, etc. Para aumentar sua fluidez, pode ser aplicada a bombeadora.
Para aplicações urbanas que exigem mais resistência, como tubulações, meio fios, calçamentos, além de todo o aparato do saneamento e escoamento de água pluvial, é necessário contar com uma resistência maior.
Esta é conferida pelo concreto armado. Sua característica principal é possuir barras de aço para reforçar sua estrutura, evitando tornar-se quebradiço perante pressão.
Esses são os dois tipos de concreto mais comuns.
Para aplicações mais específicas existem, por exemplo, o concreto celular e o pesado. O celular é um tipo de concreto leve, diluído e usado para revestimentos ou preenchimentos. Já o concreto pesado é utilizado, por exemplo, em máquinas de raio-x, de modo a impedir a propagação de radiação.
Cientes da importância da qualidade desse tipo de concreto para as áreas urbana, a Construsinos submete todos seus materiais a rígidos testes de qualidade.
Dessa forma, garantimos que sua obra terá custos reduzidos em manutenção depois de aplicadas.
Concreto armado é nossa especialidade! Se você quer comprovar, entre em contato conosco!