Artefatos de concreto X Artefatos de cimento: diferenças e aplicações

O que é rede de drenagem e qual a sua importância na obra?
29 de maio de 2019
resistência mecânica
Entenda como funciona os ensaios de resistência mecânica de concreto
1 de julho de 2019
artefatos de cimento

Muitos não sabem responder qual a diferença entre artefatos de cimento e artefatos de concreto. De fato, é comum notar uma confusão no uso dos termos até mesmo por profissionais de engenharia civil e correlacionados.

Mas saber a diferença entre cimento e concreto vai muito além de uma questão puramente semântica. A distinção entre um e outro pode afetar a qualidade de sua obra.

É por isso que hoje falaremos sobre os artefatos de cimento e os artefatos de concreto, assim como sobre suas aplicações.

O que difere concreto de cimento?

Na verdade, o cimento é parte da fórmula do concreto.

O cimento é feito a partir da moagem em um pó muito fino de calcário e barro. Utilizado como ingrediente de adesivamento na fabricação de blocos, argamassas e concreto.

Já os artefatos de concreto consistem basicamente em uma mistura de areia, cascalho, água e cimento na qual este garante o adesivamento dos componentes.

Diferenças em aplicação de artefatos de cimento e concreto

Talvez o elemento diferenciativo mais relevante entre um artefato de concreto e um artefato de cimento é que o cimento nunca será aplicado diretamente sem estar agregado a outro material.

Ou seja, você não verá a aplicação única de cimento em tubos e calhas. Assim como em estruturas urbanas como bocas de lobo, meio fio, galerias de concreto e poços de visitas. Sua aplicação é sempre feita com o elemento constituinte de concreto, argamassa ou outros.

Isso porque um bloco feito apenas de cimento é, em primeiro lugar, muito custoso, e, mais importante, bastante quebradiço, com tendência a se “esfarelar” com o tempo.

Opostamente, o concreto garante muita resistência, não enfraquece ao ter contato com água assim como temperaturas muito altas ou baixas, além, é claro de solidificar-se mais ainda ao longo do tempo.

Qualidade faz a diferença nos artefatos

Em termos de volume, o cimento representa de 10% a 15% da mistura que dará origem ao artefato de concreto, a mistura é complementada com 60% ou 75% de areia e cascalho e 15% ou 20% de água. Através de um processo de hidratação, o cimento e água endurecem e ligam o cascalho e a areia em uma massa dura como pedra.

O processo de endurecimento segue ocorrendo com o passar do tempo, ou seja, o artefato de concreto vai ficando mais forte ao longo dos anos.

A quantidade de cimento usada na mistura irá definir a resistência do concreto. Da mesma forma, quanto menos água for usada, mais sólido será o concreto (dentro de limites de usabilidade, lógico). A ordem de importância dessas aplicações torna imperativo a busca pelo melhor material para sua obra.

Estas são algumas diferenças em conceito e aplicação de artefatos de cimento e de artefatos de concreto. E aí, gostou do artigo? Comente para tirar dúvidas!