O que é rede de drenagem e qual a sua importância na obra?

Como a falta de saneamento básico pode causar disenteria bacteriana
15 de maio de 2019
artefatos de cimento
Artefatos de concreto X Artefatos de cimento: diferenças e aplicações
17 de junho de 2019

Em qualquer obra, o primeiro assunto a ser resolvido é em relação ao terreno.

Ele precisa ser analisado com critério e deve sofrer um processo chamado terraplanagem, que nada mais é do que acomodar a terra nos locais adequados para que o terreno fique plano e a construção possa ser realizada.

Logo em seguida, é preciso tomar muito cuidado para não pular etapas e comprometer a execução do trabalho e o resultado.

Uma dessas etapas é a rede de drenagem, fundamental para que o terreno esteja seco e drene a água adequadamente nos casos de chuva. Assim, não causa prejuízos aos trabalhadores e futuros moradores da edificação.

Nesse post vamos apresentar de forma detalhada o sistema e a sua importância na obra.

Continue lendo e confira!

O que é drenagem?

Drenagem é a ação que tem por objetivo escoar a água que está acumulada em um terreno, deixando-o seco para receber uma construção.

Ela também contribui para que a água da chuva seja drenada de forma adequada.

A drenagem é realizada através de canais que, ligados entre si, formam a rede de drenagem.

Vale lembrar que existem dois tipos de redes:

Rede de drenagem natural

Como o próprio nome sugere, esses tipos de rede são as existentes e formadas pela própria natureza, como os rios, riachos, lagos e também os caminhos encontrados pela chuva para escoar de forma natural.

Rede de drenagem artificial

Esta, por outro lado, é construída nas cidades e construções.

Ela é feita a partir de peças que permitam a secagem do solo, como, por exemplo:

  • Tubos de concreto junta elástica;
  • Tubos de concreto macho e fêmea;
  • Tubos de concreto ponta e bolsa;
  • Calhas de concreto.

A utilização da rede de drenagem natural e artificial são fundamentais para que sejam evitados alagamentos do terreno onde será construído o imóvel, bem como para contenção no deslizamento de encostas.

A rede de drenagem deve ser incluída em projetos de construção?

O sistema é tão importante para o sucesso de uma obra que deve obrigatoriamente fazer parte dos projetos de construção.

Um projeto bem feito evita problemas e prejuízos futuros, tanto a nível de segurança dos trabalhadores e pessoas que irão utilizar o espaço, como também na questão de saúde pública, devido ao escoamento correto da água.

Os líquidos que são drenados do terreno não podem, sob hipótese alguma, ter por destino redes de esgoto, de tratamento ou similares, precisam ser direcionados para a rede de drenagem da cidade.

Além disso, um projeto de qualidade na rede de drenagem evita a proliferação de insetos e doenças, como é o caso da dengue que seu mosquito se desenvolve em água parada.

Existe alguma norma técnica a esse respeito?

No Brasil ainda não existem normas técnicas para as redes de drenagem a nível de legislação nacional.

No entanto, algumas prefeituras, preocupadas com enchentes e possíveis problemas envolvendo a escassez de água, criaram leis específicas a respeito.

Tendo por base a Lei 9.433, que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, alguns municípios incluem no código de obras, legislação específica referente a obrigatoriedade de retenção ou acumulação das águas pluviais dentro do próprio lote.

Com relação às peças utilizadas nos projetos que envolvam drenagem, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) estabelece diretrizes que garantam a qualidade e resistência dos produtos utilizados.

Por isso, vale consultar a legislação municipal a respeito da drenagem.

Independentemente da obrigatoriedade ou não, o resultado de um bom projeto de drenagem, com a utilização de peças corretas e de qualidade, faz a diferença no resultado da obra, garantindo segurança e saúde.

Muito mais do que cumprir leis, o sistema é questão de responsabilidade social e garantia de longevidade da obra.

A Construsinos é uma empresa que desenvolve soluções inovadoras na fabricação de artefatos de cimentos, fornecendo a seus clientes produtos de qualidade e de acordo com as normas técnicas estabelecidas pelos órgãos responsáveis.

Conhecedora da importância desse tema, colabora efetivamente no desenvolvimento de produtos e soluções que garantam uma base sólida e adequada para a construção de edifícios, sejam eles residenciais ou comerciais.

Confira nossos produtos e conte com nossas soluções em tubos de concreto e outros artefatos de cimento!